domingo, 28 de abril de 2013

Dê preferência aos exercícios realizados em pé

Uma questão muitas vezes pouco observada nas academias é a posição do corpo em que são realizados os exercícios e que consequências eles podem trazer para o nosso corpo. Pois bem, vamos falar aqui dos exercícios realizados a partir da posição sentada e em pé.

Os exercícios realizados na posição em pé acabam levando uma grande vantagem para o nosso treinamento tanto pensando em funcionalidade, quando em gasto energético, quanto em prevenção de lesões. Quando realizamos exercícios sentados diminuímos a ação dos músculos estabilizadores, diminuímos o gasto energético dos exercícios, ficar em pé significa mais esforço para o nosso corpo do que ficar sentado, além de aumentar a pressão nos discos intervertebrais, o que em longo prazo poderá resultar em sérios problemas na sua coluna.

Quem treina comigo ou realiza um treino prescrito por mim já deve ter observado que praticamente não são prescritos exercícios onde a forma de realização é na posição sentada, e aqui está a explicação. É preciso entender que no dia-dia a maioria das atividades que realizamos partem da posição em pé, exigindo bastante dos músculos que estabilizam o nosso corpo, se não prepararmos ele para realizar estas ações realizando exercícios que partem desta mesma posição, certamente deixaremos nosso corpo mais vulnerável a lesões quando necessitar utilizar estes músculos. Isto é Funcional.

Veremos a seguir alguns exercícios que normalmente são realizados sentados e que poderemos realizá-lo em pé ou substituir por algum similar realizado em pé.

Desenvolvimento sentado por Desenvolvimento em pé
Rosca alterna no banco pela Rosca alternada em pé
Elevação lateral sentado pela Elevação lateral em pé
Elevação Frontal sentado pela Elevação Frontal em pé
E assim por diante...

Como já escrevemos antes aqui, é sempre importante analisarmos o custo benefícios dos exercícios antes de colocarmos no nosso treinamento, portanto, questione o seu professor sobre o motivo de realizar este ou aquele exercício sentado e não em pé.

Abraço a todos com muita saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário