domingo, 3 de fevereiro de 2013

Treinamento funcional: Aparelhos ou Pesos livres?

A busca pela funcionalidade nos exercícios acaba trazendo a tona uma questão muito comum no treinamento com pesos: Qual o melhor, aparelhos ou pesos livres?

Os resultados obtidos na realização de exercícios com pesos livres em vez de aparelhos são sem dúvida muito maiores quando pensando em funcionalidade. Os exercícios com peso livre promovem ganhos na coordenação motora, exige muito mais de músculos sinergistas e estabilizadores e diferentemente das máquinas acabam trabalhando padrões de movimentos em vez de apenas músculos, tornando assim o corpo muito mais forte e equilibrado.

As máquinas acabam tirando a funcionalidade do exercício, pois isolam os músculos, trabalham sempre em um padrão fixo de movimento reduzindo a necessidade e o desenvolvimento da coordenação motora e equilíbrio exigindo pouco dos músculos estabilizadores e diminui a ação sinérgica dos músculos acessórios. A não realização de exercícios com pesos livres pode deixar o corpo mais vulnerável a lesões quando for exigido a realizar tarefas fora dos aparelhos como subir escadas ou pegar uma sacola um pouco mais pesada no chão.

Qual a utilidade dos aparelhos?

Aparelhos podem ser muito úteis no trabalho com iniciantes onde a instabilidade dos exercícios livres pode tornar difícil a execução de alguns exercícios devido a um enfraquecimento da região do core, neste caso o aparelho serviria para uma aprendizagem de movimento que futuramente deverá ser realizado com peso livre assegurando que este aluno não venha a se lesionar por uma execução inadequada dos exercícios. Um outro ponto em que as máquinas se tornam úteis é no fator estético, onde se pode desenvolver mais determinados músculos devido a ação isoladora destes aparelhos, porém esta é uma prática que não se preocupa com a funcionalidade dos exercícios.

Portanto, pensando em treinamento funcional, exercícios com pesos livres são sempre superiores aos realizados em máquinas, pois trabalham o corpo como o todo sem isolá-los em partes treinando músculos em vez de movimentos.

Abraços com muita saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário