segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Verdades sobre o alongamento

A flexibilidade é um dos requisitos para que uma pessoa tenha uma boa qualidade de vida, através dela podemos melhorar nossa capacidade funcional, evitar possíveis desequilíbrios posturais e até melhorar o nosso rendimento na academia. As técnicas utilizadas para trabalhar a flexibilidade são os alongamentos. Mas sobre o alongamento ainda pairam alguma dúvidas e para isso surgem cada vez mais estudos que tentam desvendar estes mistérios.Porém, apesar destas dúvidas, algumas verdades já sabemos sobre o alongamento e elas vêm derrubando mitos que a muito tempo eram dados como certos e até hoje existem pessoas que acreditam fielmente nestas teorias.

Durante muito tempo se acreditou que antes de uma atividade física seria necessário a prática de alongamentos para que se evitassem possíveis lesões durante a prática do exercício, porém muitos estudos tem demonstrado que o efeito agudo do alongamento não previne lesões e que estes alongamentos em especial os estáticos (realizado em posições estacionárias), ainda causam uma decréscimo de força e potência durante a prática do exercício. Portanto, se você vai realizar uma atividade que exigirá de você força e potência o recomendado antes desta atividade seria uma aquecimento, onde poderia ser feito algum alongamento, mas de forma dinâmica e nunca estático.

Uma outra questão sempre levantada sobre o alongamento, é se ele previne a dor tardia, sendo sempre recomendada a sua prática no pós exercício para este fim. A dor tardia acontece devido a micro-lesões sofridas pelo músculo durante a prática do exercício, sendo que o alongamento também pode gerar micro-lesões. Portanto, o alongamento não previne a dor tardia e pode até aumentá-la ou gerar uma lesão ainda maior se realizado após o exercício de força.

Outra verdade sobre o alongamento é que o seu efeito crônico pode melhorar a performance, assim como a capacidade funcional do aluno, portanto, alongar é sim importante, mas quando? O alongamento deve está dentro do programa de treinamento do aluno e a dica seria realizá-lo em sessões a parte ou realizá-lo no final de cada sessão, mas nunca alongando a mesma musculatura trabalhada naquele dia. A dica seria, por exemplo, treino de empurrar = alongar os músculos que puxam.

Abraço a todos com muita saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário