domingo, 20 de janeiro de 2013

Porque desenvolver força?

Força pode ser definida como a capacidade do corpo de superar cargas sejam elas máximas, explosivas ou de resistência. Todos os eventos atléticos envolvem algum tipo de força e assim torna tão importante o desenvolvimento desta capacidade desde a pessoa comum (para realizar com mais eficiência suas atividades diárias), como para os atletas onde precisam melhorar suas performances.

Força máxima: Capacidade do corpo de superar altas cargas.

Força explosiva: Capacidade do corpo de movimentar cargas de forma rápida.

Força de resistência: Capacidade do corpo de resistir a uma carga por um maior período de tempo. 

Diante dos três tipos de força apresentados é necessária uma análise criteriosa para saber qual a maior necessidade de força do atleta/aluno, por exemplo, um idoso necessita mais de força máxima do que da força de resistência nas sua atividades diárias, enquanto que um levantador de peso olímpico necessita mais da força máxima em relação  a força explosiva e força de resistência.

Analisando o tipo de atividade realizada pelo aluno é possível saber qual a maior necessidade, mas isso não quer dizer que todos os tipos de força não precisem ser trabalhados, apenas será dado um foco maior a um tipo de força em uma parte específica da preparação se assim for necessário.

Como treinar força

Para que se possa treinar força é preciso exercer resistência contra o corpo, essa resistência pode vir de um aparelho para treinamento de força, peso corporal ou outros implementos. Empurrar ou puxar seu próprio carro pode ser um ótimo treinamento para desenvolver força, tanto de membros superiores como inferiores, mas para que você possa fazer isso terá que passar por uma preparação, iniciando com cargas leves e um número maior de repetições, partindo para cargas maiores e diminuindo as repetições, variando o ritmo de execução e o tempo de intervalo entre as séries, ou seja, periodizando seu treinamento. Para ter um treinamento bem planejado é sempre importante a presença de um profissional de Educação Física.

Abraços com muita saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário