segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Exercício do dia: Levantamento terra romeno (Stiff)

O Stiff é também conhecido como levantamento terra romeno. Este é um dos meus exercícios preferidos em termos de ativação da musculatura alvo, é um exercício que trabalha os músculos posteriores da coxa, glúteo e a musculatura da parte baixa das costas.

Execução 

Diferentemente do levantamento terra tradicional que a barra parte do solo, o início do Stiff é em pé com a barra na altura das coxas. Segure a barra com uma pegada em pronação na largura dos ombros. Flexione levemente os joelhos e mantenha os pés afastados também na largura aproximada dos ombros. Olhe para frente, leve a barra em direção a solo jogando o quadril para trás com as costas arqueadas e mantendo os joelhos semiflexionados durante toda a execução. Atingindo a amplitude máxima (que será determinada pela flexibilidade dos músculos exigidos), retorne a posição inicial e terá completado uma repetição.

Variação

Uma das variações do Stiff é realizá-lo de forma unilateral deixando uma perna no ar enquanto completa todas as repetições de um lado para depois realizar do outro lado. O Stiff unilateral é um exercício que exige bastante do equilíbrio, o que acaba tornando este exercício ainda mas funcional e exige ainda mais da força do core para manter o equilíbrio e a postura. Unilateralmente o Stiff pode ser realizado tanto com barra, quanto com halteres.

É isso pessoal, já sabem como executar o Stiff, agora é só aproveitar dos maravilhosos benefícios que este exercício pode proporcionar. Para quem nunca realizou o levantamento terra romeno (Stiff), é importante lembrar-se de iniciar sempre com uma carga mínima e aos poucos ir progredindo nestas cargas.

Abraço a todos com muita saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário