segunda-feira, 23 de maio de 2011

Saiba a hora certa de mudar seu treinamento

O nosso corpo tem uma grande capacidade de adaptar-se as condições que lhe são impostas. Isso acaba fazendo com que a adaptação dele aos estímulos seja muito rápida, esse é o motivo pelo qual precisamos está sempre mudando alguma coisa em nosso treinamento.

Em quanto tempo devo mudar? Isso vai depende de cada pessoa. Algumas pessoas mudam a rotina por mês, outras por trimestre, para saber a hora de mudar é muito importante que se faça avaliações. Se você treina com um personal, ele saberá a hora certa de mudar sua rotina, caso contrário, você que deve está sempre observando seu treinamento e seus resultados. Procure está sempre conversando com o instrutor da academia para ver se está na hora de fazer alguma mudança.

Precisa mudar tudo? Não, existem várias formas de variar um treinamento sem mexer totalmente na estrutura. Você pode variar a ordem dos exercícios, os angulos, o número de repetições, o tempo de descanso, os dias de treinamento, fazer exercícios em aparelhos ou pesos livres, etc...

Tem uma coisa que preicsa ser sempre lembrada, é muito importante variar o treinamento como já foi dito, mas também é muito importante saber a reação do seu corpo à cada tipo de treinamento, exercício, etc... Por isso não é interessante (principalmente quando se é iniciante), a mudança do treinamento de semana para semana. Dessa forma você e seu professor, nunca irá descobrir o que realmente dá resultados em você. Nesse caso é sempre bom passar um pouco mais de tempo em uma rotina pra quando for necessário aí sim mudar alguma coisa.

Abraço à todos, com muita saúde!

2 comentários:

  1. Nesse tópico eu tenho uma teoria a respeito de um tipo de aluno, o aluno atleta de provas abertas.
    O fato de ele estar acostumado com uma variedade grande de coisas influenciando ele a todo momento, torna mais atrativo e significativo um treinamento que replique isso, mesmo que seja detalhes. Já pesquisei a respeito dessa minha idéia e tem um autor americano que chama teoria do caos para atletas.

    To aguardando mais postagens! Não desanima. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Grande Ricardo Wesley, pode deixar que estou preparando mais postagens, estou montando um projeto e minha próxima postagem provávelmente será sobre o assunto. Vou te contar por e-mail! Abração!

    ResponderExcluir