Progressão, essa é uma palavra que precisa ser dada muita atenção dentro de um treinamento para que os resultados possa está dentro do planejado.
Mas como pode ser essa progressão? Vou dar aqui três exemplos de erros na progressão que acabam fazendo com que você não consiga chegar em seu objetivo:
EXEMPLO 1: Você não pratica nenhuma atividade física e resolve entrar em uma academia, você já precisa chegar fazendo 1 hora de bicicleta ou esteira na velocidade máxima? Claro que não, primeiro que seria impossível você chegar sem uma condição física ideal e fazer isso, mas o que estou querendo te dizer é que por você não está se exercitando você tem que ir começando aos poucos e por exemplo à cada semana ir aumentando 5 minutos, quando chegar em um tempo ideal você pode ir aumentando a velocidade, isso se chama progressão.
EXEMPLO 2: Você chegar no primeiro dia na academia e já querer pegar o peso que seu amigo que treina a dois meses pega, o máximo que vai acontecer é você ficar com o corpo sem puder nem se mexer e nem ir pra academia no dia seguinte. Você precisa começar com baixas cargas para que seu corpo vá se adaptando ao o esforço.
EXEMPLO 3: Você é atleta e vem de um tempo parado, mas precisa se preparar pra um campeonato ou uma luta e tem pouco tempo pra essa preparação, não adianta nada você esquecer a progressão e começar o treinamento por cima, vai acontecer que além de você não chegar com a condição física desejada seu corpo ainda vai está cansado por causa da sobrecarga que foi imposta à ele. O resultado você já sabe qual é.
Por isso é importante se ter um planejamento com objetivos bem claros, e um acompanhamento profissional pra que à patir desse planejamento e junto com a avaliação física seja determinado quanto de carga e de volume deve ser o seu treino pra daí você ir progredindo até chegar no objetivo em um tempo ideal.
É isso aí pessoal, aqui foquei mais em progressão de volume e carga, mas existem outras formas de você ir progredindo no treinamento e pretendo está abordando no blog futuramente como por exemplo, deixar de fazer exercício em aparelhos para fazer livres.
Grande abraço à todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário