quinta-feira, 25 de julho de 2013

Treinamento de membros superiores para mulheres

É com muita felicidade que vejo aumentar cada vez mais o número de mulheres treinando a musculatura da parte superior do corpo nas academias. Talvez isso mostre que elas estão sendo melhores instruídas, e com informação de qualidade aos poucos alguns tabus vão sendo derrubados dentro destas academias.

Por que a mulher não treinava membros superiores?

Por falta de informação. Isso mesmo, as mulheres não treinavam estas musculaturas por medo de ficarem "masculinizadas" e por não ter muitas vezes, profissionais em suas academias que chegassem a elas com a informação de que isso jamais irá acontecer em condições normais. Como já falei em outras postagens relacionadas ao assunto, a mulher possui uma quantidade significativamente menor de testosterona que o homem e também um nível de força muito menor na parte superior do corpo, o que impede que elas suportem altas cargas nestes treinos e consequentemente desenvolva esta musculatura como nos homens.

Qual a importância de se treinar o corpo inteiro?

Treinar o corpo como um todo além de melhorar sua funcionalidade e ajudar no processo de queima de gordura, gera equilíbrio, previne lesões e desvios posturais. E é isso que ainda se ver na maioria das academias, mulheres  com glúteos e pernas gigantescas, enquanto que por não treinar ou treinar de forma ineficiente sua musculatura da parte superior do corpo, ficam mais vulneráveis a lesões e apresentam desvios posturais severos que acabam gerando dores e tirando aquela forma harmoniosa do corpo que tanto buscam.

Como treinar de forma eficiente?

Como falamos em equilíbrio, postura e prevenção de lesões, um treino eficiente será aqueles que possa gerar benefícios sob estes aspectos.

 Procure executar os exercícios sempre em boa forma: Ajuste bem a carga para que possa realizá-lo de maneira correta, mas que também gere alguma adaptação nestas musculaturas. De nada vai adiantar você realizar dez repetições com uma carga que poderia realizar quinze. Você só terá resultados nesta musculatura quando forçar ela a se adaptar, e isso só acontecerá se você aumentar suas cargas, claro com boa forma na execução.

Sempre que puxar, empurre: É importante disponibilizar o mesmo tempo de treino para trabalhar as musculaturas antagonistas, ou opostas, se realizou um exercício de puxar, realiza um de empurrar. Desta forma você terá um corpo equilibrado e livre de desvios posturais e lesões.

Realize alongamentos em algum momento do seu treino: Os estudos estão apontando que, realizar alongamentos estáticos antes do treino não previne lesão e ainda diminui seu rendimento no treino de força, mas os estudos também mostram que um corpo com nível ideal de flexibilidade além de ser mais equilibrado do ponto de vista postural, pode se tornar mais forte. Portanto, alongue-se!

Abraços com muita saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário