quarta-feira, 17 de julho de 2013

Porque não estou tendo resultados na academia?

Outro dia uma aluna de uma academia que frequento me procurou desesperada, pois não estava conseguindo atingir seu objetivo, mesmo segundo ela está fazendo a dieta direitinho e está indo a academia todos os dias. Conversando com ela, tentamos ver o que estaria atrapalhando os seus resultados, e outro dia tive a felicidade de encontrá-la na academia treinando.

O objetivo desta aluna era emagrecimento. Ah... O seu também é? Então vamos ver se você está cometendo o mesmo erro que ela! Não pude observar o treino inteiro dela, mas um exercício que realizava me chamou a atenção. A aluna, cujo o objetivo era perda de massa gorda, ou emagrecimento, realizava uma rosca bíceps com halteres. Pude perceber que além desse não ser a melhor opção de exercício para este objetivo, a carga ainda estava muito baixa.

Quando tive a oportunidade, perguntei a ela quantas repetições ela fez com aqueles halteres, ela me falou 15, pedi pra ela pegar o mesmo par de halteres e tentar realizar 25 repetições, ela pegou os halteres e realizou as 25 repetições sem grande esforço. E aí, onde está o erro no treino desta aluna?

Primeiro que o ideal é sempre priorizar os exercícios multiarticulares, especialmente em um trabalho onde se busca emagrecimento, lembrando que como não acompanhei o treino inteiro, pode ser que esta rosca bíceps fosse apenas um complemento do treino. A questão é que, exercícios para grandes grupos musculares são mais desafiadores, envolve um maior número de grupos musculares e dá a oportunidade de se utilizar cargas bem mais altas que nos exercícios isolados. Isto resulta em quê? Maior gasto calórico.

O segundo erro neste caso, pra mim ainda mais importantes, está na intensidade. Você observa que com a mesma carga que ela estava realizando 15 repetições, ela conseguiu realizar 25 e talvez conseguisse 30. O que isso me diz? Que o treino desta aluna está submáximo, intensidade baixa é igual a gasto calórico baixo, consequentemente o objetivo de emagrecer fica mais difícil, pois o que você precisa é gerar um grande gasto calórico.

Portanto, se o seu objetivo é o mesmo desta aluna, não cometa as mesmas falhas no seu treino! Procure trabalhar com exercícios que gerem o maior gasto calórico deixando os exercícios isolados, dependendo da necessidade, apenas como um complemento do seu treino e procure trabalhar sempre com alta intensidade. Se você precisa realizar entre 12 e 15 repetições em um determinado exercício, coloque um carga que só lhe permita realizar no máximo 15 repetições, se não estiver conseguindo realizar nem 12, já indica que a intensidade está muito alta, se está realizando mais de 15, a carga está baixa'.

Abraços a todos com muita saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário