quinta-feira, 9 de maio de 2013

Perder peso ou perder gordura?

Perder peso, ou, perder gordura é talvez o objetivo mais comum nas academias pelo mundo à fora, dado o elevado número de obesos pelo mundo, e a grande questão é, será que aquele aluno que chega na academia dizendo querer perder peso, o melhor pra ele realmente é perder peso ou perder gordura?

Perder peso é muito relativo, se seu objetivo é apenas reduzir sua massa corporal (peso), você pode fazer isso apenas com uma dieta restritiva e não precisa está suando com atividades físicas todos os dias. Isto é saudável? Claro que não. Por isso, acredito que o que este aluno deve buscar é reduzir o seu percentual de gordura tentando manter ou até ganhar um pouco de massa muscular.

Você já deve ter visto pessoas que emagreceram vários quilos sem precisar ir para uma academia ou realizar exercícios físicos, muitas vezes no máximo uma caminhada leve no final da tarde. Pois bem, você já deve ter percebido que algumas destas pessoas apresentaram após esta perda de peso um aspecto não muito saudável e provavelmente bastante flácido. Estas pessoas acabam não ficando satisfeitas com o corpo e muitas vezes acabam recuperando todo o peso perdido ou até ganhando um pouco mais. Mas elas não queriam perder peso? Não. Elas queriam emagrecer e se sentir bem. Acontece que quando perdemos peso rapidamente ou com dietas muito restritivas acabamos perdendo uma quantidade significativa de massa muscular e líquidos, como consequência disso a flacidez e uma significativa desaceleração do metabolismo basal se instalam, e a partir daí, a pessoa para de perder peso, aos poucos vai esquecendo aquela dieta e recuperando todo o peso perdido.

É muito importante que pessoas que buscam emagrecimento e também os profissionais que irão trabalhar com este público entendam que a massa muscular exerce um papel importantíssimo no processo de redução do percentual de gordura, pois é a massa muscular a grande responsável pela aceleração do nosso metabolismo basal, ou seja, o esforço que nosso corpo faz para manter a nossa massa muscular é muito maior do que para manter a gordura ou tecido adiposo existente no nosso corpo, isto explica o motivo pelo qual homens acabam tendo mais facilidade de reduzir ou manter um baixo percentual de gordura do que as mulheres. Eles possuem uma quantidade significativamente maior de massa muscular no corpo do que as mulheres.

Então qual a melhor alternativa de exercícios para quem deseja reduzir o percentual de gordura?

A melhor alternativa é sem dúvidas, e os estudos mostram isso, combinar exercícios aeróbios (caminhar, pedalar, nadar...) com exercícios resistidos (Musculação), tudo isso aliado a um equilibrado programa nutricional.

Acontece que muitas vezes as pessoas que estão com sobrepeso acabam não tendo estas informações, por isso é tão importante procurar profissionais qualificados antes de começar um processo de perda de gordura, não apenas de peso, hein? Para isso, duas especialidades de profissionais são essencialmente necessárias, o Nutricionista, que é quem vai te avaliar e montar o programa alimentar ideal para que você possa emagrecer com saúde, e o Educador Físico, que também deverá te avaliar e será o responsável pela montagem do treinamento buscando as melhores alternativas para que você possa atingir bem o seu objetivo.

Abraço a todos com muitas saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário