terça-feira, 2 de abril de 2013

Treinando Power Training

Olá pessoal, depois de um tempo sem escrever no blog (semana passa postei um vídeo), volto hoje para falar do meu treino atual. Uma regra básica para que o Personal Trainer possa ser um bom Personal Trainer é a experiência prática, e para isso ele tem que provar na pele todas as técnicas e treinamentos que tiver conhecimento antes de prescrever para seus alunos. Pensando nisso, depois de já ter experimentado quase tudo no que se refere a treinamento com pesos, passo a realizar minha primeira periodização de Power Training.

O Power Training é um método de treinamento criado pelo treinador americano Robert dos Remédios, que mistura fundamentos de Treinamento Funcional e LPO. É um método super funcional onde o foco são os padrões de movimento e não os músculos, partindo do princípio de que quando você treina um músculo não necessariamente está treinando um padrão de movimento, mas quando você treina um padrão de movimento você está treinando músculos. No Power Training o trabalho é em cima dos padrões Empurrar/Puxar, sendo que entre os exercícios de empurrar estão exercícios como supinos, desenvolvimentos e exercícios de dominância de joelhos como os agachamentos, já no treino de puxar estão as puxadas e remadas juntos com exercícios para o quadril como o Levantamento Terra Romeno (Stiff). Fazem parte ainda do treinamento os exercícios explosivos e exercícios  do Core de estabilização e movimento dando enfase aos exercícios rotacionais.

No método criado pelo treinador americano não se trabalha com exercícios isolados e a maioria dos exercícios são realizados com peso livre ou peso corporal dando sempre prioridade para os exercícios realizados a partir da posição em pé. Agora que vocês já conheceram um pouco sobre o método criado pelo Dos (como o Robert dos Remédios é conhecido), vamos a minha rotina de treinamento.

No Power Training existem rotinas de corpo inteiro e rotinas de puxar/empurrar, que podem ser realizados em apenas dois dias por semanas, três ou quatro. No meu caso optei por uma rotina de Puxar/Empurrar de quatro dias por semana. Vamos ao treino!

Treino A: Empurrar - Segunda/Quinta

Explosivo: Arranco com peso pendurado 3-4 x 5
Joelho/Quadril: Agachamento com peso nas costas 3 x 8-12
Empurrar Horizontal: Supino reto com barra 3 x 8-12
Empurrar Vertical: Desenvolvimento com barra  3 x 8-12
Rotacional: Rotação do tronco no cabo 2-3 x 15-20
Estabilização: Prancha na Fitball  2-3 x 30-45 segundos

Treino B: Puxar - Terça/Sexta

Explosivo: Levantamento terra com salto e encolhimento 3-4 x 5
Joelho/Quadril: Levantamento terra romeno (Stiff) 3 x 8-12
Puxar Horizontal: Remada curvada com barra 3 x 8-12
Puxar Vertical: Pulley Frente 3 x 8-12
Rotacional: Twist Russo 2-3 x 15-20
Estabilização: Ponte na Fitball 2-3 x 30-45 segundos

Na periodização eu utilizo a própria periodização sugerida pelo Robert, que é um mesociclo de 12 semanas divididas em 4 microciclos de 3 semanas, sendo semanas 1 a 3 e 7 a 9 hipertrofia e semanas 2 a 4 e 10 a 12 de força, fazendo com que o aluno não se distancie mais de três semanas de um de seus objetivos, no meu caso os objetivos iniciais são hipertrofia e força.

É isso pessoal, estou colocando em prática e logo logo postarei aqui sobre os resultados e sensações obtidas com o treinamento. Abraços com muita saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário