quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Escolhendo os exercícios do treinamento


A escolha dos exercícios é um ponto importantíssimo durante a prescrição de um treinamento. É preciso critério para não está colocando exercícios apenas por colocar. Veremos aqui alguns dos critérios que precisam ser analisados antes da escolha dos exercícios que irão compor um treinamento.

Multiarticulares devem está sempre no início do treinamento

Os exercícios que trabalham mais de uma articulação (Supino, Agachamento, Terra...), são exercícios que rendem melhor no início do treino, já que é o momento onde o corpo se encontra com maior reserva de energia possibilitando assim que mais carga seja suportada durante a execução destes exercícios gerando assim mais resultados. Colocar uma rosca direta antes de uma puxada, ou uma rosca tríceps antes de um supino, irá atrapalhar seu rendimento nestes exercícios já que bíceps e tríceps são musculaturas que auxiliam na puxada e no supino respectivamente. É colocar mais energia onde se precisa de menos.

Cuidado para não gerar desequilíbrios

Este é um fator muito importante e que muitas vezes não é levado em conta durante a prescrição de um treinamento. Um treinamento bem elaborado gera ao corpo equilíbrio entre todas as cadeias (Anterior/posterior, Superior/Inferior, Lado direito/Lado esquerdo), dessa forma, para cada exercício de empurrar é preciso colocar um de empurrar, para cada extensão é preciso uma extensão e assim por diante.

Exercícios com nível de dificuldade maior, dever vir sempre no início do treino

O nível de dificuldade dos exercícios é outra forma de se escolher os exercícios que comporão um treino. Exercícios que apresentam um nível de dificuldade maior devem ser colocados sempre no início do treino, pois fatores como o cansaço poderão influenciar negativamente a execução destes exercícios.

Importante sempre analisar caso a caso para que se possa priorizar os objetivos do aluno prescrevendo assim um treinamento que atenda totalmente seus desejos e necessidades, para isso, o profissional de Educação Física torna-se peça fundamental tanto na prescrição quanto no acompanhamento dos exercícios físicos.

Abraço a todos com muita saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário