sábado, 25 de agosto de 2012

Treino para "fazer" cintura?

Para muitos o título deste post pode parecer absurdo, mas na verdade esta é uma questão ainda muito comum em grande parte das academias, pelo menos nas que frequento e frequentei até agora. A falta de informação das pessoas nas academias ainda é muito grande por isso ainda encontramos pessoas pegando bastões, anilhas ou fazendo exercícios no cabo como o da foto, dizendo que vão fazer cintura. Mas será possível isso?

Uma coisa que é importante entendermos neste caso é que, nós quando nascemos trazemos conosco um desenho que é próprio do nosso corpo, algumas pessoas nascem com um desenho onde mostra uma tendência para se ter uma cintura mais finas e outros não. Isso é uma coisa que não temos como mudar através do treinamento, faz parte da sua estrutura corporal. Portanto, não é fazendo centenas de rotações do tronco com barra ou no cabo, ou ainda inclinando o tronco segurando uma anilha ou uma medcineball que você irá fazer cintura.

Então, o que estou trabalhando quando realizo estes exercícios?

Quando realizamos rotação e inclinação do tronco, na verdade estamos trabalhando a musculatura abdominal, em especial os oblíquos internos e externos.

Assim como nos abdominais tradicionais, um grande erro cometido pelas pessoas ao realizarem estes exercícios é colocar uma carga bem leve e fazer centenas de repetições, então deixo aqui a mesma dica que já deixei em outras postagens que falei sobre o treino de abdome: realizar centenas de repetições com uma carga submáxima não irá dar a você os resultados que tanto espera, invista em séries mais curtas (15/20 repetições), com uma carga adequada para esta faixa de repetições que assim você estará forçando sua musculatura a trabalhar bem mais e conseguirá melhorar seus resultados, mas lembre-se: não é fazer cintura.

Abraço a todos com muita saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário