domingo, 15 de julho de 2012

Exercícios Compostos Vs. Exercícios Simples. Qual o melhor?

É muito válido discutirmos sobre o que é o melhor para o nosso treino e a discussão de hoje é sobre exercícios compostos e exercícios simples, ou multiarticulares e monoarticulares.

No título agente pergunta qual o melhor, se exercícios compostos ou exercícios simples e nesse caso não podemos dar muitos rodeios e iremos direto a resposta. Você deve investir em exercícios básicos como agachamentos, supinos, levantamentos e remadas, são estes os exercícios que irão te ajudar a atingir seus objetivos, são exercícios onde se consegue as maiores cargas e consequentemente onde teremos as melhores respostas hormonais resultando em melhores ganhos de força e hipertrofia.

Os exercícios compostos devem constituir a maior e a mais importante parte do seu treino, pois são exercícios que recrutam grandes musculaturas e resulta em maior gasto energético devido as grandes cargas, por isso exercícios como supino, agachamento e levantamentos devem ser realizados sempre no início do treino deixando os exercícios simples (Ex: Extensões e Flexões de braço), no final para complementar o treino. Quando fazemos o oposto, realizando primeiro os exercícios pequenos para depois partir para os grandes acabamos perdendo em rendimento e o resultado final daquele trabalho ficará certamente prejudicado. 

Isto falamos tanto para o trabalho de uma pessoa que busca ganhos de força e hipertrofia quanto para as que buscam emagrecimento, pois como já falamos são exercícios que geram um maior gasto energético. Algumas vezes uma pessoa que busca o desenvolvimento de braços investem o treino inteiro em flexões e extensões de braço, fazem 8/10 exercício com 3/4 séries para bíceps e tríceps duas vezes por semana e qual o resultado disso? Estagnação de resultados. Além da questão das cargas nos exercícios compostos serem maiores e isso resultar em maiores ganhos de hipertrofia e força tem também a questão da recuperação. Você fazer um treino, por exemplo Peito/Ombro e Tríceps com 5/6 exercícios para grupos grandes e 1/2 para grupos pequenos você ganha muito em termos de recuperação consequentemente em resultados neste músculo pequeno do que realizando 8/10 exercícios.

Conclusão: Dê sempre preferência a exercícios onde serão deslocadas grandes cargas e coloque os exercícios menores apenas como complemento do seu treino.

Abraço a todos com muita saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário