sábado, 26 de maio de 2012

Método da série livre

Quer dar uma mudada no seu treinamento e não sabe como? Hoje vou mostrar para vocês um método simples e bastante eficaz para alunos de nível avançado que precisa sempre está variando no treinamento.

Trata-se do método da série livre.

O método da série livre consiste em você realizar um treinamento sem um número de séries por exercícios definido. Neste método define-se apenas o número de exercícios e a faixa de repetições em que deverá ser realizado o exercício.

Exemplo de treino de peito utilizando este método:

Exercícios: Supino Reto e Voador
Faixa de Repetições: Entre 8 e 12 repetições

Neste caso você irá colocar uma carga onde consiga fazer no máximo 12 repetições e vai realizando quantas séries forem possíveis dentro da faixa de repetições estipulada anteriormente, quando não for mais possível realizar as 8 repetições é hora de passar para o exercício seguinte começando novamente com uma carga para realizar 12 repetições e repetetindo o mesmo processo do exercício anterior.

Este método pode ser utilizado tanto com exercícios multiarticulares/isoladores como no exemplo do treino de peito que citamos, como apenas com multiarticulares como vamos mostrar.

Exemplo de treino de pernas utilizando apenas multiarticulares: 

Exercícios: Leg Press e Agachamento Hack
Faixa de repetições: Entre 8 e 12.

Apesar de o número de série ser livre, considera-se como ideal um número de séries entre 5 e 8 para cada exercício, pois se estiver sendo realizado mais que isso a intensidade do treinamento pode está baixa, o número recomendado para exercícios é 2 procurando sempre trabalhar musculaturas grandes já que musculaturas menores tendem a fadigar primeiro.

Lembrando que o número entre 8 e 12 repetições colocado aqui é hipotético pois é um método que pode ser realizado em qualquer faixa de repetição e isso ficará a cargo do aluno e seu professor que irá realizar o método.

Abraço a todos com muita saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário