quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O alongamento na musculação

Olá pessoal, hoje estamos aqui para falar sobre o alongamento na musculação. Se ele previne lesão, se deve ser feito antes, durante ou depois do exercício e para que realmente serve estes exercícios.

Durante muito tempo você deve ter ouvido que deveria sempre alongar antes e depois da atividade física e que este alongamento serviria para a prevenção de lesões. Vamos ver agora se tudo o que você ouviu tem fundamento.

Alongamento previne lesão?

Ele pode sim prevenir lesões, mas pode também causá-las. Isto mesmo, se você tem um bom nível de flexibilidade o risco de se lesionar ao realizar um alongamento extremo diminui. É importante saber que um alongamento deve sempre ser precedido de um aquecimento caso contrário você pode lesionar a musculatura ao alongar ela "fria".

Alongar antes e depois é certo?

Não. O que você precisa fazer antes de começar a atividade física é um bom aquecimento para poder preparar sua musculatura para o treinamento. Alongar logo após o exercício pode ocasionar lesões e também atrapalhar na recuperação da musculatura.  O ideal é que se alongue a musculatura trabalhada  no dia seguinte ao treinamento.

Para que serve o alongamento?

O alongamento serve exatamente para que você possa manter um bom nível de flexibilidade na musculatura e evitar o seu encurtamento mantendo assim uma musculatura equilibrada. Como já foi dito um bom nível de flexibilidade poderá te salvar de algumas lesões.

Por hoje é isso pessoal. Forte abraço com muita saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário