Essa é uma técnica que pode aumentar consideravelmente sua força, muitas pessoas já utilizam ou a utilizaram, às vezes até sem saber que estavam fazendo isto. Mas o que é uma série negativa?
A série negativa consiste em você se preocupar apenas com a parte excêntrica do movimento, enquanto que toda a parte positiva será feita com a ajuda de um companheiro. Um exemplo disso é no supino reto, onde você coloca uma carga além do que você consegue fazer uma repetição e aí você controla apenas a descida a subida será executada toda com a ajuda de um companheiro. É ótima para utilizar também nas paralelas e barras fixas, quando você não consegue fazer, você usa esta técnica até que um dia você passe a fazer sozinho.
Neste tipo de série negativa que citei à cima você terá ótimos ganhos de força, porém para hipertrofia existe uma forma de série negativa melhor. Ela consiste em você colocar um peso em que consiga fazer o número de repetições tranqüilo e quando estiver na parte excêntrica do movimento um companheiro faz uma carga extra para baixo. Exemplo: na rosca Scott, você sobe a barra sozinho e quando for descendo o companheiro vai empurrar um pouco a barra pra baixo e você tenta controlar essa descida.
Esta segunda vai gerar grandes danos no seu músculo devido à parte excêntrica proporcionar um maior número de microlesões nas fibras musculares. Por isso essa técnica deve ser utilizada com cautela não deve ser utilizada por mais de 3 ou 4 semanas.
Lembrem-se que essa técnica é diferente da técnica série forçada, já que muita gente que fazer uma série forçada e acabam fazendo uma série negativa.
Abraço a todos com muita saúde!
Nenhum comentário:
Postar um comentário