sexta-feira, 8 de julho de 2011

Dor tardia muscular

Você sabe o que é dor tardia, porque ela acontece e o que fazer para diminuir seus efeitos? Não? Então vamos discutir tudo isso agora.

O que é?

Dor tardia é uma dor muscular gerada após a prática de exercícios físicos, causada pelas microlesões que a musculatura sofre em decorrência da prática. É uma adaptação do corpo ao esforço que lhe foi imposto. Podem aparecer horas após a prática dos exercícios e ter seu pico nas 48 horas seguintes.

O que fazer para amenizar?

A principal forma de combater a dor tardia é praticando exercícios de forma regular. Alongamentos também podem ajudar a diminuí-las, porém é interessante que seja dado um tempo de pelo menos meia hora após o exercício para que se possa alongar a musculatura trabalhada.

É importante não sobrecarregar o corpo nos primeiros dias de trabalho físico, pois isso pode tornar as dores insuportáveis e fazer com que você nem consiga se exercitar no dia seguinte.

Outro ponto importante é que o aluno aprenda a diferenciar a dor tardia de uma dor de lesão, mas isso será assunto para uma outra postagem.

Grande abraço com muita saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário