quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Quantidade Vs Qualidade

Vemos muitas vezes o aluno colocar uma carga excessiva para realizar um determinado exercício e na hora de executar, a mecânica do movimento sai totalmente errada. É importante começar pelo básico, treinar bastante a técnica dos exercícios (seja em qual for a modalidade), para só depois implementar cargas, demanda metabólica e complexidade aos exercícios. Esta primeira fase é classificada como Fase de treino de base de movimento. Depois de ter treinado esta técnica, tendo total domínio dela e estando com um corpo em perfeito equilíbrio, o próximo passo a seguir é progredir com mais cargas, demanda metabólica e passando a realizar exercícios mais complexos.

Priorize a qualidade do movimento em vez da quantidade de carga

Quando não temos domínio completo da técnica e nosso corpo não está totalmente preparado para suportar determinadas cargas, acabamos expondo nosso corpo a possíveis lesões, e aí, o que deveria ser uma atividade saudável pode passar a ser um problema. Por isso, antes de treinar de forma mais intensa é preciso preparar o corpo para isto, desenvolvendo todas as capacidades passo a passo para que possa lá na frente, com um corpo equilibrado e bem preparado, participar de treinamentos mais complexos e desafiadores.

É importante saber que toda e qualquer atividade física se inicia por uma fase de adaptação e a partir dela é que vão acontecendo as progressões. Um jogador de futebol não inicia sua preparação para um campeonato pelo Jogo, assim como o lutador não inicia  a preparação para uma luta pela própria luta, estes são os objetivos finais e para chegar neles nas condições consideradas ideais, o atleta passará por toda uma preparação até chegar em treinos mais complexos e desafiadores. Isto é o que deve acontecer não só com atletas, mas com todos que se dispõe a praticar alguma atividade física.

Lembrando sempre que a presença de um profissional de Educação Física é primordial para o desenvolvimento de treinos seguros e qualificados.

Abraço a todos com muita saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário