domingo, 10 de junho de 2012

Pump Muscular: Uma maneira eficiente de testar a eficiência do seu treino

Como saber se seu treino está ou não sendo eficiente? Existem várias maneiras utilizadas para se medir a eficiência de um treino e uma maneira muito utilizada e bastante eficiente é através do Pump Muscular.

Vamos ao que é Pump Muscular: é aquele inchaço percebido durante o treino que você deseja sempre que não passe nunca, pois deixa sua musculatura enorme, infelizmente horas após o treino ele vai embora e voltamos a realidade. Este Pump ocorre devido a um aumento de líquidos intracelulares nas musculaturas que estão sendo trabalhadas o que faz com que o volume do músculo aumente significativamente naquele momento. Com o fim do treino e o passar das horas estes líquidos retornam para os seus lugares de origens e a musculatura retorna ao seu tamanho natural.

Como avaliar através do Pump a eficiência de um treino?


O Pump Muscular sinaliza que naquele local o trabalho realizado foi adequado, pois promoveu um recrutamento vascular, ou seja, um aumento na irrigação daquela musculatura que está sendo trabalhada ou aumento de líquidos intracelulares ou dentro do músculo como falei acima. Se você realiza uma rosca direta, por exemplo, e esta rosca direta não resulta em um Pump no bíceps quer dizer que alguma coisa na sua execução do exercício está errada ou a mecânica está incorreta ou a carga está submáxima.

Lembrando que não é a execução de um exercício apenas que irá gerar um Pump significando assim que o treino foi eficiente, mas é importante começar a sentir o Pump desde o primeiro exercício realizado no treinamento até o último, isto acaba gerando Pump Muscular maravilhoso ao fim do treino aí sim mostrando que seu treino teve uma eficiência.

É importante salientar também que apenas este fenômeno não será suficiente para ocasionar um aumento no volume real do músculo ele sinaliza que o treino foi eficiente, mas que a partir dali precisa se iniciar ações para que os danos causados na musculatura durante o treino possam ser reparados para aí sim aumentar o seu volume.

Abraço a todos com muita saúde!

2 comentários:

  1. gostei da explicaçao,ta bem claro o que é pump muscular.um abraço.santiago

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e por ter gostado Santiago! Abraço com muita saúde!

    ResponderExcluir