sábado, 5 de maio de 2012

A importância da periodização no treinamento

Pessoas passam semanas, meses e até anos fazendo sempre o mesmo treinamento, não conseguem evoluir e ainda se perguntam por quê.  Como já foi dito em várias postagens aqui no blog e em outros artigos encontrados por aí, o nosso corpo ele tem uma capacidade muito grande de adaptação e devido a isso precisamos sempre está dando estímulos diferentes para que possamos está sempre evoluindo dentro do treinamento.

Periodização consiste em Planejar/Organizar o treinamento de modo a dar ao corpo diferentes estímulos em diferentes fases do treinamento possibilitando ao corpo trabalhar todas as capacidades físicas tendo sempre como foco principal o objetivo do aluno. Não é porque meu foco é Hipertrofia que eu não vou ter que trabalhar resistência e força, por exemplo. É importante entender que para eu conseguir hipertrofia eu preciso desenvolver bem tanto a resistência muscular quanto a força muscular.

Como periodizar?


Existem várias forma de se periodizar um treinamento que varia desde a sua duração até a forma como será trabalhada cada capacidade física, isto depende muito da forma como trabalha o Professor, do tipo de aluno que ele tem em mãos podendo ser um iniciante, intermediário ou avançado na musculação, um atleta de determinado esporte, um idoso, etc. Uma coisa não muda muito é a duração que se passa em cada microciclo que não deve durar mais que 3 ou 4 semanas para evitar exatamente uma estagnação dos resultados, pois, com mais ou menos um mês de treinamento o corpo já mostra uma certa adaptação àquele tipo de estímulo.

É isso pessoal, procurem sempre variar o treinamento para que estejam sempre obtendo os melhores resultados e ficando cada vez mais distante do tão temido Overtraning. Lembrando sempre que o Profissional de Educação Física é o único profissional apto a fazer prescrição de exercícios, portanto, procure um profissional capacitado para que você possa ter um planejamento do seu treino, tendo como foco o seu objetivo e respeitando sempre as suas limitações.

Abraço a todos com muita saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário