sexta-feira, 20 de abril de 2012

Você faz melhor aquilo que faz primeiro


Hoje vamos falar sobre uma máxima existente no mundo da musculação que em muitas vezes não é levado em consideração nas prescrições de treinamento e que acaba prejudicando a obtenção de melhores resultados. "Você faz melhor aquilo que faz primeiro".

Antes de prescrevermos um treinamento precisamos saber quais os objetivos do alunos e identificar possíveis desequilíbrios ou deficiências para que possamos a partir daí direcionar o treinamento deste aluno de acordo com seus interesses. Uma coisa que vejo muito nas academias é as pessoas iniciarem o treinamento de qualquer forma, por um aparelho que está desocupado, por um exercício que gosta mais, etc.

A questão é saber se aquilo que você vai fazer é o que você realmente necessita, por exemplo, uma pessoa tem dificuldade em aumentar a panturrilha mas sempre treina a panturrilha no final do treino de pernas, faz lá aqueles dois exercícios e já acha que é suficiente. Mas será que desta forma esta pessoa conseguirá fazer com que sua panturrilha comece a "sair"?

Outro exemplo muito comum: Sabemos que para cada grupo muscular existe aquele exercício que é uma espécie de carro chefe no treinamento (Agachamento = Pernas e Glúteos, Supino Reto = Peito, entre outros). Pois bem, se meu foco é pernas por que não aproveitar o início do treinamento que é onde estou bem descansado para fazer aquele que é o principal exercício para esta musculatura? A mesma coisa no caso de Peitoral, Costas etc...

É preciso entender que o início do treinamento é onde devemos colocar os principais exercícios para aquele objetivo que buscamos, pois é o momento em que nosso corpo está com mais energia fazendo com que nosso corpo responda melhor à execução de determinados exercícios. A mesma coisa acontece para a semana, eu vou trabalhar na Segunda-feira aquela musculatura que sinto ter maior dificuldade para desenvolver aproveitando que meu corpo estará mais descansado devido ao final de semana consequentemente com uma reserva maior de energia e assim certamente conseguirei mais resultados sobre esta musculatura.

Abraço a todos com  muita saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário