terça-feira, 6 de março de 2012

Treinamento em dois períodos

Muita gente me pergunta sobre treinar duas vezes ao dia, hoje vamos tentar responder aqui esta questão falando sobre os benefícios e malefícios que o treinamento em dois períodos pode trazer para você.

Treinar em dois períodos é muito comum na vida dos atletas de alto nível que em alguns casos chegam a treinar até oito horas por dia, porém, quando falamos de pessoas normais e frequentadores de academias isto não é tão comum assim e para que este tipo de atividade possa trazer benefícios alguns cuidados precisam ser tomados.

Vou citar 3 casos onde o treinamento em dois períodos para praticantes de musculação poderia ser válido.

1.Pessoa que quer perder peso e dispõe apenas de meia hora para treinar de manhã e meia hora para treinar a noite, neste caso daria pra fazer o treinamento com pesos pela manhã e fazer trabalho aeróbico a noite

2. Pessoa que precisa baixar o percentual de gordura preservando o máximo de massa muscular e precise acrescentar um treinamento aeróbio a sua rotina de treinamentos. Neste caso você pode fazer o aeróbio junto ao treino de musculação ou fazer em outro período.


3. Pessoa que busca hipertrofia e precisa dar uma atenção especial a uma musculatura como panturrilha, esta pessoa poderia trabalhar em um período um ou ais grupos musculares e voltar em um outro período para treinar apenas panturrilha. Desta forma você consegue trabalhar com a panturrilha mais descansada e fazer um trabalho específico para ela sem se preocupar em aumentar o volume do seu treinamento.

Os atletas que treinam em dois períodos tem por trás disso uma dieta e um descanso muito grande após as seções de treinamento que dão a eles condições de manter esta rotina de treinamento sem falar que este tipo de atleta não está tão preocupado assim com o volume de massa muscular e sim com a sua performance dentro do esporte que pratica.

É sempre importante quando se treina em dois períodos um intervalo entre treinos onde se possa fazer de 4 a 6 refeições para que você possa neste intervalo ter uma boa reposição energética e possa desta forma não atrapalhar a recuperação do primeiro treino do dia. Portanto, se você pensa em treinar em dois períodos precisa ter uma refeição que dê suporte a este tipo de atividade para que você possa obter os melhores resultados. Para maior segurança procure sempre ser acompanhado por um profissional de Educação Física.

Abraços a todos com muita saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário