Existem coisas na musculação que mesmo não sendo professor você precisa entender, por isso hoje vou falar sobre dois estados do nosso corpo que são muito importante para nossos objetivos na musculação, o Anabolismo e o Catabolismo.
Se pudéssemos definir estes dois estados corpo em uma só palavra seriam: para Anabolismo a Construção e para o Catabolismo a Destruição. Forte não? Pois é, falando o que é Anabolismo em uma linguagem simples ele é basicamente o processo de construção muscular, ou seja, é a parte que todo mundo gosta, momento onde acontece a síntese proteica ou a construção muscular. Se tivéssemos que dizer aqui a vocês uma hora onde acontece esta construção eu diria a hora em que dormimos, isso mesmo, o sono é Anabólico pois é somente durante o sono que alguns hormônios que auxiliam no nosso crescimento são liberados, por isso, falamos tanto em descanso relacionado a ganho de massa muscular.
Catabolismo
Catabolismo é o oposto do Anabolismo e como falei à cima é o momento em que a nossa massa muscular é literalmente destruída, mas calma, isso não é de tudo ruim. Como lá em cima eu citei um momento onde acontece o anabolismo aqui vou citar um momento onde ocorre a ação contrária, o Catabolismo. Este momento é o quando estamos treinando, isso, o treino é Catabólico e é quando acontece a destruição parcial da nossa musculatura para que quando for recuperada durante o Anabolismo esta musculatura possa crescer. É exatamente devido ao efeito catabólico do treino que é tão importante uma alimentação imediata logo após o treino para conter esta ação Catabólica e já iniciar o estado Anabólico através da nutrição. Importante também evitar treinos muito longos para não expor o corpo há um tempo desnecessário de Catabolismo.
Portanto, Anabolismo é construtor e Catabolismo é destruidor, Sono é construtor e treino é destruidor, cabe agora a você procurar se alimentar, descansar e treinar bem para maximizar a ação Anabólica do seu corpo e minimizar a tão temida ação Catabólica melhorando assim os seus resultados na academia.
Abraço a todos com muita saúde!
Nenhum comentário:
Postar um comentário