Esta é uma questão que precisa ser dada uma grande atenção. A falta de cuidado com a intensidade nos treinamentos dos iniciantes às vezes é responsável pelo afastamento destas pessoas das academias para sempre. Vamos ver aqui com deve ser procedido o treinamento de iniciantes para que eles possam criar gosto pela musculação e continuar atrás de seus objetivos.
Então qual deve ser a intensidade dos treinamentos para iniciantes?
A mínima possível. Nesta fase não há necessidade de ser impostas cargas aos exercícios, as cargas nesta fase servirão apenas para deixá-los doloridos podendo até causar uma lesão mais séria fazendo com que talvez eles nem voltem no outro dia ou até nunca mais. O que os iniciantes realmente precisam é aprender a realizar os movimentos com perfeição para que só depois sejam adicionadas cargas aos exercícios.
É preciso entender que o corpo de um iniciante não está preparado para suportar cargas elevadas, mesmo que eles digam que sim.
É muito comum alguns alunos nos primeiros dias de treinos achar que os exercícios estão muito leves e que poderia aumentar uma pouco a carga, isso acontece pelo fato destes alunos virem para a academia com uma idéia de que terão que sentir dor e sair de lá completamente extenuado, porém, é preciso saber que antes de ser adicionadas estas cargas, tendões e ligamentos precisam passar por um fortalecimento para que seja evitadas futuras lesões. Este fortalecimento deve ocorrer com pouca carga e um número maior de repetições para que possa ser trabalhada também sua resistência.
É isso aí pessoal, tendo este cuidado nos treinamentos, você que está iniciando estará treinando com total segurança e aos poucos irá progredindo dentro dos treinamentos, consequentemente irá começar a perceber as mudanças em seu corpo até que ele fique do jeito que deseja, só precisará ter um pouco de paciência com ele.
Abraço a todos com muita saúde!
Nenhum comentário:
Postar um comentário