A ciência está por tráz de todos os esportes. Ela tem a função de dar um suporte, para que possamos entender o funcionamento do corpo humano e determinar a direção que o treinamento deve tomar, fazendo com que os resultados possam ser atingidos da melhor forma.
Vou falar aqui sobre três disciplinas que andam de "mãos dadas" e são de total importância para que possamos entender melhor as diretrizes do treinamento físico. Falaremos um pouco da importância da Anatomia, da Fisiologia e da Cinesiologia, para o nosso dia-dia de treinamento.
Anatomia: o domínio da Anatomia, nos dá a possibilidade conhecer cada parte do corpo humano. Agente consegue olhar para ele, e identificar osso por osso, músculo por músculo. Tendo esse conhecimento, podemos partir para entender como ele funciona através da Fisiologia.
Fisiologia: a Fisiologia, é considerada a base para todos os esportes. Através dela é possível entendermos o corpo humano como uma máquina e saber como trabalha todos os sistemas. Ela é importante para o esporte pois através dela agente tem o poder de saber quais as reações e respostas que o nosso corpo pode dar aos diferentes tipos de estímulos.
Cinesiologia: depois de fazermos uma viagem pelo corpo humano, conhecendo e sabendo como é o seu funcionamento, chegamos na Cinesiologia. Ela nos posibilita entender cada movimento do nosso corpo, sabendo qual músculo está sendo trabalhado em cada movimento e como está sendo esse trabalho, por exemplo: em um agachamento, a mudança na direção em que o pé aponta, pode mudar totalmente a ação desse ou daquele músculo.
É importante sabermos que para prescrever um treinamento, um exercício ou uma série, precisamos colocar todos esses conhecimentos em prática, daí a importância de ter sempre um profissional capacitado por tráz de todo o programa de treinamento.
Por hoje é isso pessoal. Aproveito a oportunidade pra lembrar o nome dos professores que me ensinaram essas disciplinas durante à graduação: Francisco Túlio Napoleão (Anatomia), Maria do Carmo - Mima (Fisiologia), e o grande Luís Marcos Guerra (Cinesiologia).
Á todos eles, a minha lembrança e um grande abraço!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir